quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Papel do Bem


Os pioneiros na fabricação do papel, há mais de 2000 anos atrás, foram os chineses, desde então, o papel foi fabricado de linho e fibra de algodão, mas o crescimento de seu uso conduziu a uma procura por novas matérias-primas.
 Em 1840 um alemão começou a produzir o papel através da trituração da madeira e a partir de então, mesmo com os avanços da tecnologia de produção de papel, as 5 etapas principais da sua produção, se mantém as mesmas.

Etapa 1: corte das árvores;
Etapa 2: transformar a madeira em polpa (extração da celulose);
Etapa 3: Branqueamento da polpa;
Etapa 4: Transformação da polpa em folhas através da sua filtração;
Etapa 5: Corte das folhas em formatos padrões.

Você sabia que a cada 50kg de papel usado transformado em papel novo evita-se que uma árvore seja cortada?

O processo para fazer papel reciclado, por pular diversas etapas iniciais, torna-se muito ecológico, uma vez que não necessita de tantas retiradas de árvores para obter celulose virgem; gasta muito menos água pois não precisa separar a celulose da madeira; e por fim o processo gasta muito menos energia.

Para produzir 1 tonelada de papel novo são necessários de 50 a 60 eucaliptos, 100.000 litros de água e 5.000 KW/h de energia, enquanto isso, para produzir a mesma quantidade de papel reciclado é necessário 1.200 kg de papel velho, 2.000 litros de água e de 1.000 à 2.500 KW/h de energia.

Depois de tanta informação, por que você não nos ajuda e faz parte da campanha “ Papel do Bem”? Colocaremos na Rota do Papel um recipiente para que você possa depositar os papéis que você não usa mais ou que irão para o lixo. Os papéis depositados aqui serão doados para a ASMARE - ASSOCIAÇÃO DOS CATADORES DE PAPEL, PAPELÃO E MATERIAL REAPROVEITÁVEL.

Colabore!



Nenhum comentário: